Cada um na sua... Mas com alguma coisa em comum: Um Planeta melhor!
Passou da hora do termo sustentabilidade sair da teoria e entrar de vez em nossas vidas, gerando uma rotina!
Isso aí! Tem que virar rotina, um hábito, que aos poucos inserimos em nosso dia-a-dia e nem percebemos mais quando foi que isso começou.
Falamos tanto em um futuro melhor para nossos filhos, mas não nos damos conta de que se cada um fizer um pouquinho, no final notaremos uma granndeeee diferença!
Ouvimos tanto que temos que reduzir nosso lixo, pois já estão difíceis de encontrar aterros sanitários para suportar tamanha sujeirada que estamos produzindo... é tanto plástico, isopor, papelão, sem contar o lixo orgânico que produzimos em todas as refeições.
"Ah, tá... Agora vou ter que comer até as cascas dos alimentos agora?", você pode estar pensando... Claro que não! Mas tenho certeza que você reconhece os nutrientes que existem nelas, não é?!? E sabe aquela plantinha que você ganhou no dia dos namorados, no dia das mães ou naquele 15 anos que você foi e tá feinha, ou até mesmo não está progredindo e naadaa de flor? então, ela deve estar precisando de uns nutrientes que a cada aguada que você dá a ela, a terra perde e se não for reposto certamente a planta irá minguar até morrer.
Nossas vovós tinham o costume de colocar as cascas de alimentos nos vasos de plantas ou de jogá-los no jardim, mas tenho que concordar com você que além dos benefícios das plantinhas lindas, vinham as baratas, mosquitinhos e outros decompositores necessários para a natureza, mas dispensáveis a nossa companhia, não é?
Mas as plantas ficavam lindas e o melhor de tudo, sem precisar se preocupar se o gato, o cachorro ou as crianças ficariam expostos a componentes químicos. Não se preocupavam em guardar potes de fertilizantes láááá na prateleira superior, nem em prender as crianças dentro de casa para aplicá-los nas plantas.
Pensando nisso, hoje compartilho com vocês uma sugestão que minha mãe aprendeu em um curso que ela está fazendo pelo EMBRAPA, que nos incentiva a voltar ás origens, cuidando da terra e do principal problema de hoje em dia, os lençóis d´água que estão sofrendo muito com a nossa poluição.
Para fazer esse adubo utilizaremos exatamente o que nossas vovós usavam, mas a aplicação será mais prática. Afinal, poucas casas hoje em dia possui um jardim ou pedaço de terra para plantar... Praticamente todas as casas utilizam vasos de plantas e vamos combinar que dispensamos a companhia delas, as baratas...rsrsrsrsrs
Você vai precisar de:
* 1 garrafa pet (desta vez eu usei uma de 3 litros);
* 1 tesoura;
* Um pedaço de malha, tule até sombrite serve. (O interessante é não permitir que bichinhos possam utilizar nosso suporte de fast food.)
* Um elástico para prender o tecido na garrafa.
1- Corte a garrafa abaixo da metade, pois o recipiente superior é quem necessita de maior espaço, porque ele receberá as cascas e até que as mesmas reduzam de tamanho demora uns dias.
2- Fure a tampa da pet, pois será por ali que a aguinha das cascas passará para o recipiente de baixo para ser coletado.
3- A parte superior da pet ficará de cabeça para baixo encaixada na outra parte que foi cortada, como mostram as fotos abaixo.
4- Recorte o tecido ou a telinha de modo a cobrir toda a parte aberta da garrafa. No meu caso como eu não tinha nada de telinha, utilizei um pedaço de malha que eu tinha e daí foi necessário fazer os furinhos para "respirar" e é claro que aquelas mosquinhas bem pequenininhas entrarão no recipiente, mas se não elas, quem auxiliará na decomposição? Não deixamos totalmente aberto para que outros decompositores venham e baguncem tudo.
5- Coloque as cascas na parte superior do suporte, tampe e prenda o tecido com um elástico de dinheiro ou qualquer coisa que seja prático para colocar e tirar. Como eu não tinha (filhos que fazem arte e somem com nossas coisas...) eu utilizei uma tirinha da própria malha para prender. Veja:
Daí é só você colocar em um cantinho e depositar as cascas ali em seu dia-a-dia.
Você deve estar se perguntando assim: Eca, essa coisa vai feder e ficar com cheiro de podre...
Engano seu!
Não fede, nem fica podre porque não tem alimento processado (cozido ou frito ou industrializado), nem coisa alguma de origem animal (nada de pelancas, casca de ovos ou ossos).
Eu só não deixo na cozinha porque meus ajudantes (filhos e marido) são estabanados..kkkk... além das mosquinhas que falei que ajuda no processo. Não haverá infestação de moscas nem mosquitos em sua casa, na verdade você nem perceberá a presença delas ali... são tão focadas na função que nem tiram folga, mas mesmo assim não gosto.
Prefiro que fiquem lá fora perto das plantas, veja:
Esse ao lado foi o primeiro que eu fiz... logo assim que minha mãe me falou. Eu dividi a garrafa ao meio e tampei com um pedaço de plástico PVC. Minha mãe me alertou da necessidade dos furinhos, então furei com o auxílio do garfo. Os furos não devem ser enoormeess.
E olha aí nosso precioso!
A proporção em larga escala é de um copo para dez de água, mas acredito que para pequena escala uma colher das de sopa para cada litro de água vai de bom tamanho.
É só fazer a mistura em um recipiente grande para poder bater bem a mistura para tirar um pouco do gás que todo alimento produz em sua decomposição.
Mais uma vez repito: NÃO POSSUI MAU CHEIRO! Pode confiar.
Daí é só regar as plantas com essa solução e borrifar as folhas!
Agora sua hortinha também pode ser adubada sem risco de contaminação!
Garanto que todos irão agradecer... as plantas e principalmente o planeta!
Qualquer dúvida, deixe nos comentários que terei um enorme prazer em responder.
Beijos e até breve,
Idalice Ornellas.



Comentários
Postar um comentário